Sincronicidade
Ref.: https://lonerwolf.com/synchronicity/
Sincronicidade: 7 maneiras de interpretá-la e manifestá-la
Tempo de leitura: 10 minutospor Aletheia ·· 312 comentários
A sincronicidade revela a conexão significativa entre o mundo subjetivo e objetivo.
–Carl Jung
Você continua vendo os mesmos números, cores, palavras ou imagens repetidos o tempo todo. O que está acontecendo?
Você está ficando louco?
Felizmente, a resposta é não. Você não é louco! Na verdade, você está vivenciando um fenômeno chamado sincronicidade.
Índice
- O que é Sincronicidade?
- Qual é o propósito da sincronicidade?
- Formas Comuns de Sincronicidade
- Qual é a diferença entre serendipidade e sincronicidade?
- 6 teorias sobre sincronicidade (dos céticos aos crentes)
- O que cria sincronicidade?
- Como acolher mais sincronicidade em sua vida
- Como interpretar a sincronicidade (7 maneiras)
O que é Sincronicidade?
Sincronicidade é um termo originalmente cunhado pelo psicólogo Carl Jung que se refere a coincidências profundamente significativas que ocorrem misteriosamente em sua vida.
Quando você experimenta a sincronicidade, você terá experiências que parecem significativas demais para serem meros encontros fortuitos do dia a dia. Algumas pessoas descrevem isso como 'encontros estranhos', 'milagres', 'sinais dos céus', orientação de guias espirituais pessoais ou até mesmo exemplos místicos de conexão com a Alma.
A sincronicidade pode se manifestar de inúmeras formas. Por exemplo, aqueles que vivenciam eventos síncronos geralmente relatam ter visto ou ouvido nomes, números, palavras ou símbolos significativos.
Diário do Rastreador de Sincronicidade Gratuito!
Obtenha sua amostra agora e aprenda o significado mais profundo dos números, sinais e mensagens repetitivos que o Espírito está enviando para você.
Qual é o propósito da sincronicidade?
Como pessoa que experimentou muita sincronicidade na vida, concordo com aqueles que acreditam que a sincronicidade é uma poderosa ‘piscadela’ do Universo que nos diz que sim, estamos no caminho certo.
Acredita-se também que a sincronicidade é uma forma de orientação do Eu Superior ou Alma ; uma forma de lhe mostrar para onde ir e o que fazer a seguir em sua vida à medida que avança em seu despertar espiritual .
Em particular, a sincronicidade parece ser experimentada mais comumente por aqueles que escolhem trilhar o caminho interior da autotransformação e da iluminação . Encontrar uma forma de sincronicidade pode ser uma forma de confirmação poderosa, um raio de orientação ou um sinal de esperança para aqueles que estão na jornada espiritual.
Leia mais: Como iniciar sua jornada espiritual (7 etapas iluminadoras) »
Formas Comuns de Sincronicidade
A sincronicidade é diferente para cada pessoa – depende das nossas necessidades e desejos únicos em qualquer momento da vida.
Mas existem algumas formas comuns de sincronicidade, como:
- Ver números repetidos (como 11 11 , 2:22, 7:07, 5:55, etc.)
- Pensar em algo e então acontecer misteriosamente
- Estar no lugar certo na hora certa
- Sonhar com pessoas/animais/lugares e depois vê-los repetidamente na vida real
- Ver símbolos repetidos (como o sinal do infinito, o triângulo, a árvore da vida, etc.)
Você consegue pensar em alguma outra forma comum de sincronicidade? Por favor, compartilhe-os abaixo nos comentários se você acha que perdi algum!
Qual é a diferença entre serendipidade e sincronicidade?
Serendipidade é quando algo bom acontece acidentalmente. Por exemplo, podemos precisar de dinheiro para pagar contas inesperadas do veterinário e encontrar algum dinheiro no bolso da jaqueta que acabamos de vestir.
A sincronicidade , por outro lado, não é apenas uma experiência única de boa sorte. Sincronicidade é uma série de eventos que parecem ser de natureza altamente simbólica e significativa.
Se o acaso é como a migalha de pão, a sincronicidade é a trilha que nos leva a um novo destino. Muitas pessoas veem a sincronicidade como uma lição, afirmação ou mensagem da Vida.
Um exemplo de sincronicidade é ouvir o mesmo nome repetidamente (nos livros, na TV, nas placas, nos sonhos) e depois descobrir que o nome é um subúrbio onde você finalmente encontra a casa dos seus sonhos.
Exemplos de Sincronicidade
Aqui estão alguns exemplos de sincronicidade:
- Ouvir alguns estranhos conversando sobre algo que é de grande importância para sua vida
- Assistir episódios de seus programas de TV favoritos que, de alguma forma, têm o mesmo enredo/foco subjacente
- Receber a mensagem exata que você mais precisa no momento certo (por exemplo, se você estiver passando por um divórcio, depressão, traição, grande mudança em sua vida, etc.)
- Encontrar a pessoa certa na hora certa (por exemplo, um parceiro, amigo, professor, etc.)
- Ver os mesmos símbolos ou imagens repetidos em todos os lugares (por exemplo, em revistas, em comerciais, em edifícios, em tatuagens)
- Olhando para o relógio exatamente na mesma hora do dia por muitos dias a fio (e vendo 11h11, 14h14, 23h23, 2h22, etc.)
- Sinais recorrentes que parecem levar você a algum lugar especial (por exemplo, seu emprego, casa, relacionamento ideal)
- Ouvir a mesma música repetida muitas vezes em circunstâncias incomuns
- Estranhos alinhamentos de datas de nascimento entre amigos, parceiros, colegas, etc.
Com quantas dessas experiências você se identifica?
6 teorias sobre sincronicidade (dos céticos aos crentes)
O que exatamente é sincronicidade? Vamos examinar algumas visões de mundo populares:
- Os hindus acreditam que a sincronicidade é uma manifestação de Brahman ou a conexão fundamental de todas as coisas vivas no universo.
- Os economistas comportamentais classificariam a sincronicidade como uma forma de viés de confirmação . Por exemplo, se lhe disserem para procurar carros amarelos, você começará a ver muito mais deles do que inicialmente pensava que existiam.
- Os físicos quânticos atribuem sincronicidade à mente “não local” (ou consciência universal)
- Os céticos chamam a sincronicidade de Apofenia ou a prática de ver conexões e padrões em dados aleatórios e/ou sem sentido
- Pessoas espirituais cotidianas acreditam que a sincronicidade é um sinal de seu Eu Superior ou Alma
- Os psicólogos (particularmente aqueles que seguem as teorias junguianas) acreditam que a sincronicidade vem da mente inconsciente e do inconsciente coletivo.
Seja qual for a causa, a sincronicidade é uma experiência muito comum e muito intrigante para ser ignorada ou rapidamente descartada e esquecida. Como autor de You Are Not So Smart , David McRaney conclui:
Apenas lembre-se de que o significado vem apenas de dentro.
A única pessoa que pode entender por que ocorre uma experiência síncrona e o que ela significa é você.
O que cria sincronicidade?
Então, o que realmente cria sincronicidade? Explicações comuns para as origens da sincronicidade incluem o seguinte:
- A mente inconsciente. Recebemos mensagens de alerta em nossos sonhos, então por que não podemos recebê-las também na vida desperta? Nossa mente inconsciente influencia muito no nosso comportamento e, ao mesmo tempo, também pode se comunicar conosco. Sinais e presságios espirituais (ou casos de sincronicidade) são a forma como a mente inconsciente nos guia.
- Harmonia de energia. Como tudo consiste em pequenos átomos vibrantes (também conhecidos como energia), a sincronicidade também pode ser uma manifestação de harmonia global/ambiental, onde as frequências e vibrações do momento se sincronizam em perfeito equilíbrio (ou Unidade), produzindo experiências estranhas .
- Lei da atração . Esta teoria afirma que os acontecimentos bons e ruins na vida são causados por seus pensamentos e sentimentos. Assim, “semelhante atrai semelhante”, o que possivelmente explica por que ocorre a sincronicidade.
- Habilidades psíquicas. A sincronicidade também é considerada uma manifestação de habilidades psíquicas onde, por exemplo, intuimos que uma determinada pessoa nos ligará ou que um evento significativo nos acontecerá, e isso acontece.
Experiência pessoal
Aqui está uma ilustração da minha própria vida de sincronicidade:
Por alguma razão, o número 9 foi extremamente significativo na minha vida. Quando preciso de confirmação de alguma coisa, prestar atenção ao número 9 é um dos lugares mais óbvios para me procurar. Eu nasci no dia 19, meu companheiro nasceu no dia 9, minha mãe nasceu no dia 29, meu tio nasceu no dia 29, meu irmão nasceu no 9º mês do ano, e eu e meu companheiro compartilhamos número 9 como nosso número favorito. Quais são as chances?!
Como acolher mais sincronicidade em sua vida
Quando você permanece conectado ao Divino, Ela falará com você – em padrões e conexões, sinais e sincronicidades, e todos os tipos de presentes. Quando a magia sobe à superfície da sua consciência e da sua vida, você sabe que é abençoado. Isso torna a vida uma aventura selvagem. É também uma fonte de força incrível, que chega até você quando você mais precisa…
–Phyllis Curott
Você já pensou que talvez a sincronicidade em sua vida agora seja uma mensagem disfarçada?
Quer você seja cético ou não, encorajo você a agir e ver aonde é levado.
Aceitar a sincronicidade em sua vida é simples. Aqui estão algumas práticas básicas e mudanças de mentalidade a serem adotadas:
- Esteja atento e consciente. Pratique o estado de alerta e preste atenção ao momento presente.
- Esteja aberto e receptivo. Mantenha uma visão de mente aberta em relação à sincronicidade. Isso aumentará sua receptividade em relação a tal experiência.
- Seja humilde. Às vezes, o que você deseja ou acha que é melhor para você, não é. Aprenda a controlar seus desejos com muita liberdade. Desta forma, você não estará se impondo à Vida, mas permitirá que a Vida se imponha a você (em forma de sincronicidade).
- Seja confiante. Confie que a sincronicidade aparecerá em sua vida e quando isso acontecer, confie na sua intuição e siga os caminhos apresentados à sua frente. Quando você aprende a confiar em si mesmo, também aprende a confiar na Vida.
- Siga seus instintos. Ouça o que seu instinto está lhe dizendo – sua mente inconsciente é vasta, ilimitada e extremamente sábia. Portas estão sendo abertas para nós o tempo todo e quando ouvimos nossos instintos, podemos vê- los ativamente.
Outras ferramentas/práticas espirituais que você gostaria de usar para aumentar a sincronicidade em sua vida incluem:
- 6. Oração – expresse mental ou verbalmente o seu desejo de receber sincronicidade (você não precisa ser religioso para orar – você pode orar para qualquer coisa em que acredite).
- 7. Sigils – sigils are intention-infused symbols that are used to communicate to your unconscious mind – they can be used to increase the synchronicity in your life.
How to Interpret Synchronicity (7 Ways)
Perhaps you’ve had an increase in synchronicity lately. You might be wondering “what does it mean and how can I correctly interpret it?”
By learning how to correctly interpret the signs and omens that appear in your life, you’ll be able to know when you’re on the right path, when you’re making the wisest choices, and when you’re living aligned with your deepest needs and values.
Again, synchronicity is a powerful guide during the spiritual awakening process.
Sometimes synchronicity heralds new doors (or opportunities) that may open in your life. Other times, synchronicity is simply trying to teach you a lesson, for instance, to stop pursuing the relationship/job that you’ve set your heart on because it won’t work out.
Here are some of the most accurate ways to interpret synchronicity:
1. Meditate and go inwards
Ask yourself, “what does this synchronicity mean?” Wait for images, feeling, or words to enter your mind. If you still feel doubtful, repeat the same practice three times and see what answer you get.
2. Tune into your body
Your body is a repository of wisdom and it will tell you the truth no matter what your mind tries to make you believe. When you think you know what the synchronicity means, tune into your body. Do you get any goosebumps, shivers, or feelings of expansion as though an inner lightbulb has gone off? If this is the case, you’ve likely found the right explanation. If, on the other hand, your body doesn’t experience any notable changes, you probably haven’t found the right answer. Keep persisting.
3. Use a pendulum
Pendulum dowsing is a powerful way of getting a direct answer from your unconscious mind. Simply get a pendulum (or a make-shift one) and ask it a question that demands a “yes/no” answer. For example, you may like to ask, “does this synchronicity mean that this relationship is right for me?” Read more about pendulum dowsing.
4. Find patterns
One easy way to interpret the synchronicity in your life is to find patterns in your behavior. What issues or questions have been emerging a lot in your life at the moment? What has been the biggest source of anxiety/frustration you’ve been dealing with? Synchronicity often arises when we need answers and solutions. Find the patterns and relate them back to your synchronicity.
5. Explore the hidden symbolism
Often, synchronicity is symbolic in nature (e.g., the black dog you keep seeing in your dreams and waking life that symbolizes negativity/bad choices, the repetitive number “1” which symbolizes “being number one”). Is there any symbolic aspect present in your synchronicity? If so, what does it mean to you? Yes, you can consult a symbol dictionary or look up the meanings online. But remember, the most important meaning is the one you create and believe in.
6. Use oracle and tarot cards
Renown psychologist Carl Jung once commented on the Chinese divination method of I Ching: “For more than thirty years I have interested myself in this oracle technique, or method of exploring the unconscious, for it has seemed to me of uncommon significance.”
Thanks to the I Ching, Jung developed his theory which he coined ‘synchronicity.’ I’m sure if Jung was alive today he would believe the same about oracle and tarot cards – which, in my opinion – are much more accessible. (Though the I Ching is a supremely wise counselor.)
One of the easiest ways of interpreting synchronicity is to consult an oracle or tarot deck. You can read intuitively (which is largely what I do) and pay attention to what feelings emerge within you. You can pick up affordable decks online such as the Vintage Wisdom Oracle.
Before pulling cards, it’s always best to ground and center yourself, preferably through some form of meditation. Then, shuffle the cards and stop when you intuitively feel the need to pause. Pull the card from the top of the deck and turn it over. Pay attention to the feelings you get from the image – are they positive and welcoming or unfriendly and negative? Depending on what type of card you receive you’ll have your answer.
You can also use tarot and oracle cards for far more than simple “yes/no” answers – they can help to reveal the very core meaning of the synchronicity you’re experiencing.
7. Listen to your dreams
Your dreams reveal a lot about the synchronicity occurring in your life – they are, after all, the language of the unconscious mind.
You can either try to passively analyze your dreams or actively trying to “incubate” (or create) dreams that help to answer your question.
To practice dream incubation, think about the synchronicity that has been happening in your life lately about half an hour before bed. Write down your question or draw a picture that symbolizes your synchronicity and put it under your pillow. This practice will help to prime your unconscious mind and prepare it to give you answers during your dreams. When first waking in the morning, record your dreams in a journal. Do this for one week and see what patterns emerge.
Note: I recommend re-reading the list above and choosing one technique that you’re immediately drawn to. Don’t overwhelm yourself! If you don’t have success, try something new after a month. Keep your synchronicity exploration simple!
***
Synchronicities are the mysterious and beautiful occurrences that spontaneously happen in life. They can help to guide you and open your eyes to new potentials you didn’t know existed.
What are some powerful forms of synchronicity that you’ve had? I’d love to hear your stories below in the comments. (It makes for an exciting read!)
About Aletheia
Aletheia is a prolific psychospiritual writer, author, educator, and guide whose work has touched the lives of millions worldwide. As a survivor of fundamentalist religious abuse, her mission is to help others find love, strength, and inner light in even the darkest places. She is the author of hundreds of popular articles, as well as numerous books and journals on the topics of Self-Love, Spiritual Awakening, and more. [Read More]
SUPPORT OUR WORK
We spend thousands of dollars and hundreds of hours every month writing, editing, and managing this website – you can find out more in our support page. If you have found any comfort, support, or guidance in our work, please consider donating as it would mean the world to us:
$5.00$11.00$25.00$50.00$111.11
The way I experience synchronicity is in different ways. I often encounter the numbers 444, 222, 555 and 11:11.Sometimes I encounter 777. I have also found when I think or say something – the person on TV says it simultaneously. Another example is when I was listening to a sermon – They said, when speaking of the devil, “And so, he’s here, but we have authority over him. But it’s not gonna do any good to try to cast out devils, if you don’t even have authority over a sink full of dirty dishes yet.” – When I was finishing washing my dirty dishes. I believe synchronicity is a sign that we are on a path in life that is good (or right) for us. And that things are aligned well for us.
Hi I am seeing the number 11 constantly this has been happening for many years. My wife passed away these has been similar events happening a year later eg 20 may wife went into hospital 17 may girlfriend comes out of hospital fathersday same event for the day 19 june wife passes 27 june split up from my girl friend
Você pode pesquisar mais sobre sincronicidade pesquisando esses termos/frases online, se desejar. 1. Sincronicidade em psicologia 2. Tipos de sincronicidade 3. Sinais do universo 4. Sinais de alerta do universo 5. Psicologia da sorte 6. Sinais de que você está no caminho certo 7. Livro de sinais do universo 8. Sinais de falecidos entes queridos 9. Sinais de anjos 10. Sinais de guias espirituais.